quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ROMARIA

A África é muito rica. Tem um povo sorridente, sempre disposto a ensinar umas palavras em swahili (ou em maasai, ou em chagga...). Eu me limitei à Tanzânia por causa dos maasais. Que gente forte. Não é a toa que não se renderam aos caprichos colonizadores. Muito embora, é claro, sofram com as atuais intrusões turísticas em suas aldeias.
Depois de alguns safáris, e outras tantas peripécias, subi o Kilimanjaro. Afinal, segundo os maasais, a montanha (oldonyo) re-liga ao Ser Supremo (Lengai)... não que eu tenha me tornado animista, mas sempre tive uma forte referência sincrética, e, ademais, tenho admiração por picos elevados, sempre entoando para a minha vida a máxima "Dar a cada passo a dimensão da montanha".
Fico transbordando de alegria pelos pensamentos e preces que dedicam a mim. Em alguns momentos chego a sentir... Também tenho orado por todos e a todos dedicado cada passo, cada pôr e nascer do sol que tenho a honra de vivenciar.
Alguns vão ao culto para se encontrar com Deus; muitos oram... outros meditam... Eu resolvi caminhar e, assim, me encontrar com o Ser Supremo - que está no meio de nós (ou estamos no meio dele - pois nessa dimensão não há distinção entre conteúdo e continente, entre caminho e caminhante).
E, nesta altura da viagem cantarolo a bela canção de Renato Teixeira, Romaria: ... "Como eu não sei rezar / Só queria mostrar / Meu ollhar, meu olhar, meu olhar".






Nenhum comentário:

Postar um comentário