sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UMA PERGUNTA RECORRENTE

A palavra Zanzibar se origina do termo “zinzi-bar” ou “terra dos de cor preta”. Trata-se de um arquipélago constituído por duas ilhas principais – Unguja, mais conhecida por Zanzibar, e Pemba – e mais umas dez ilhas banhadas pelo Oceano Índico, ao largo da Tanzânia.
Na capital, Stone Town, vê-se um resumo da diversidade cultural do país. Hindus, muçulmanos, portugueses, ingleses e outros tantos influenciaram os costumes locais.
A população originária deriva dos bantu que aqui se instalaram no século IV d.C. Posteriormente, vieram os árabes e os persas, relação da qual resultou o Swahili, idioma falado pela população. Os portugueses estiveram por aqui durante dois séculos, tendo sido expulsos pelas tropas do sultão Oman, quando o território passou para o controle da coroa britânica, que aqui manteve um protetorado, até a independência levada a cabo em 1963. Eis um panorama geral deste disputado paraíso.
Quando por aqui cheguei fui direto para Jambiani, na costa leste, apreciar as cristalinas águas que justificam a famosa cor "índico blue". Além da bela paisagem, encontrei gentios por demais gentis e matei a curiosidade/vontade de navegar na engenhosa embarcação de vela única - o típico dhow.
Agora sei o que responder quando alguém me perguntar para onde ir a fim de apreciar as culturas bantu, hindu e árabe, mas que queira o mar azul do caribe e a alegria jamaicana, e, ainda, busque bons lugares para mergulhar e apreciar técnicas ancestrais de navegação a vela: ZANZIBAR!






Nenhum comentário:

Postar um comentário